Juliana Boldrin

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Benefícios da atividade física para a Saúde Mental


A prática de atividade física é fundamental para a saúde —  pesquisas mostram que se exercitar é um dos hábitos mais saudáveis que alguém pode ter, contudo, grande parte das pessoas que buscam esse tipo de hábito o fazem motivadas apenas pela estética e o bem-estar físico. O que muitos desconhecem é que, além de ser essencial para a saúde física, esta atividade também proporciona muitos efeitos psicológicos positivos, tanto para a prevenção como para o tratamento de doenças mentais.
 

Alguns exemplos destes benefícios são:

 Preservação da memória;

 Qualidade do sono;

 Melhora do humor;

 Aumento da motivação;

 Melhora da autoestima;

 Diminuição nos níveis de estresse;

 Prevenção contra doenças ligadas ao envelhecimento;

 Redução dos sintomas da depressão e ansiedade;

 Aprimoramento da capacidade de raciocínio e atenção.

 Aumento da capacidade para lidar com as emoções.

*Além dos benefícios psicológicos, a prática de atividade física também é eficaz na prevenção de diabetes, hipertensão, colesterol e osteoporose.
 

É importante lembrar que a atividade física é definida como qualquer movimento corporal que obtenha gasto energético, ou seja, subir escadas, varrer a casa ou caminhar já podem ser considerados como tal. Já o exercício físico é uma atividade estruturada como a musculação, corrida e ginastica localizada.  Ambos geram benefícios para a saúde física e psicológica.
 

Não importa o tipo de atividade escolhida, o importante é fazer algo que goste e tenha prazer em praticar — é aconselhável que, para ter o corpo e a mente saudável, a pessoa pratique algum tipo de atividade de 3 a 5 vezes por semana. É importante, porém, verificar com um médico se está apto ao exercício físico escolhido.

 

Psicóloga Juliana Boldrin

Atendimento para jovens e adultos

Fone: (16) 99799- 4770

Clínica FisioMais

 

Facebook: https://www.facebook.com/psicologajulianaboldrin/

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