Logo Portal Ternura
18/08 - IBITINGA-SP
° °
Advogado Renan Cogo Zanchetta

Advogado Renan Cogo Zanchetta


Quando é necessário fazer o exame de corpo de delito?


Primeiramente importante salientar que existem dois tipos de exame de corpo de delito: Direto e Indireto.

A necessidade e caracterização esta no artigo 158 do código de processo penal: “quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado”.

Conforme explica Renato Brasileiro de Lima (2014, p. 619), “o exame de corpo de delito direto é aquele feito por perito oficial (ou dois peritos não oficiais) sobre o próprio corpo de delito. Supondose tratar de um crime de homicídio em que o cadáver tenha sido localizado, será considerado exame direto aquele feito no próprio cadáver.” Por outro lado, “[...] o exame é tido como indireto pelo fato de não ser feito diretamente sobre os vestígios deixados pela infração.” (LIMA, 2014, p. 619).

Na hipótese de a infração penal não deixar vestígios, aí sim poderá ser arguida por testemunhas, conforme explica o artigo 167 do Código de Processo Penal.

Caso o processo siga sem o exame de corpo de delito sendo que a infração penal deixou vestígios ou quando não foi suprida pelo exame indireto, o mesmo poderá ser anulado a partir do momento em que era necessário a juntada do laudo.

Neste diapasão, sendo verificado pelo juiz que não fora juntado o laudo do exame antes de proferir sentença, ele Juiz tem a prerrogativa de ordenar diligencias para que seja realizado para dirimir duvidas sobre pontos relevantes do processo bem como da infração penal.

 

Por: Renan Cogo Zanchetta, integrante do quadro do Escritório de Advocacia A, M, F & C – Advogados Associados –
[email protected] - Borborema/SP

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Que falta ao mundo para que haja Paz?

Que falta ao mundo para que haja Paz?
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Pais de Boas Obras

Pais de Boas Obras
Claudio Freitas

Claudio Freitas

Além dos tempos. . .

Além dos tempos. . .