Deputado Chico Sardelli

Deputado Chico Sardelli


Ensino superior para todos


Até pouco tempo atrás era inacessível para grande parte da população brasileira cursar uma faculdade. Concluir o ensino médio, antes chamado de colegial, já era um grande patamar a ser alcançado. Hoje essa realidade já é bem diferente, principalmente no Estado de São Paulo, com a expansão de instituições oferecendo cursos de nível superior.

O mercado de trabalho exige mais qualificação, então a graduação se tornou praticamente obrigatória para quem deseja permanecer no emprego ou mesmo buscar uma vaga melhor. Na iniciativa privada, a exigência de funcionários com diploma de curso superior aumentou. A graduação agrega valor ao currículo e também traz crescimento pessoal.

Mas mesmo nos dias atuais se formar não é uma tarefa fácil. Exige muito sacrifício, renúncias, noites sem dormir para concluir trabalhos e estudar para provas, às vezes até deslocamento para outras cidades para se alcançar essa meta. Para aqueles que trabalham fica ainda mais complicado e, nesse sentido, o ensino à distância tem cumprido um importante papel na formação de jovens e adultos.

 

O Estado de São Paulo mais uma vez é exemplo e sai na frente ao facilitar o acesso ao ensino superior, de forma gratuita. Estou entusiasmado em poder intermediar junto ao governo a implantação de polos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para diversos municípios do interior. Novos convênios foram assinados com 38 prefeituras paulistas, somando agora 100 pontos com presença em 63 cidades, e tenho grande expectativa que outras cidades serão contempladas ainda neste segundo semestre. Uma meta ambiciosa lançada pelo experiente e competente vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio França.

A ampliação das vagas da Univesp representa a oportunidade para os jovens cursarem graduação no padrão das melhores universidades do país, já que os tutores são professores da Unicamp, USP, Unesp e Centro Paula Souza. A universidade, única 100% a distância do Brasil, trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Os cursos oferecidos são de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. O aluno aprende de forma ativa, tanto em momentos on-line como em encontros presenciais, nos polos. O aluno faz o seu horário, conforme sua disponibilidade, e estuda pela Internet, com material pedagógico bem elaborado.

Esse é sem dúvida o maior projeto de educação à distancia do ensino superior do Brasil, democratizando o acesso à universidade, com cursos gratuitos e de qualidade.

** Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Deputado Chico Sardelli

Deputado Chico Sardelli

Segurança no trânsito para todos

Segurança no trânsito para todos
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Gandhi, Kardec e o Santo de Assis

Gandhi, Kardec e o Santo de Assis
Claudio Freitas

Claudio Freitas

Caminho Único

Caminho Único