Logo Portal Ternura
13/12 - IBITINGA-SP
° °
Deputado Chico Sardelli

Deputado Chico Sardelli


Univesp: educação inclusiva


A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é certamente o maior projeto social e de inclusão na área de educação no Brasil. Tenho participado da inauguração de novos polos e das aulas inaugurais pelo interior do Estado e presenciado momentos de grande emoção dos alunos que conquistaram a vaga por meio do vestibular e agora têm a grande oportunidade de cursar o ensino superior gratuitamente.

A quarta universidade pública de São Paulo que vem apresentando um crescimento impressionante pela qualidade de ensino e o interesse pelo ensino a distância. E o apoio total das co-irmãs USP, para os cursos de engenharia, Unicamp, no curso de matemática, e Unesp, no curso de pedagogia. Além do Centro Paulo Souza com o novo curso de tecnólogo em gestão pública.

Com as novas turmas formadas, que iniciaram as aulas em fevereiro, hoje a Univesp tem 42.500 alunos e 210 municípios atendidos. Um projeto do governador Geraldo Alckmin, que foi sensível à necessidade de vagas gratuitas no ensino superior, desenvolvido pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e que tem sua expansão nas mãos do diretor da instituição, Ricardo Bocalon, com diálogo aberto junto aos prefeitos e suas equipes sobre a importância dessa parceria.

A Univesp consegue resgatar os alunos que ainda não tiveram oportunidade de fazer uma faculdade. A média de idade dos seus alunos é de 22 a 45 anos. Pessoas que trabalham, não tinham disponibilidade de tempo nem condições financeiras de pagar uma faculdade particular. Pelo ensino a distância, o aluno da Univesp se adequa aos horários de trabalho e faz o curso gratuitamente. Outro dado importante é que 85% dos alunos matriculados na Univesp vêm da escola pública.

O sonho de muitos está sendo realizado, dos mais jovens aos pais e mães de famílias. Nas inaugurações e visitas aos polos estou tendo a alegria de ouvir desses novos matriculados histórias de vida incríveis e a esperança de um futuro melhor com o diploma de ensino superior. A esses deixo meu incentivo e motivação para que não desistam no meio do caminho. Sejam perseverantes na busca desse sonho, independente das pedras que possam aparecer nessa caminhada.

Por meio do meu mandato tive a grata satisfação de intermediar a Univesp para mais de 60 municípios. Investimento em Educação é para a vida toda. O conhecimento transforma uma sociedade, um país. Esse é o legado mais importante que podemos deixar.  

 

** Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Deputada Estadual Márcia Lia

Deputada Estadual Márcia Lia

Elas se unem contra os retrocessos

Elas se unem contra os retrocessos
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Depressão infantil

Depressão infantil
PG Nogueira

PG Nogueira

Excelsior Stan Lee

Excelsior Stan Lee