POR ZEUS! RESPONDAM: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA TERRA? COM O MEIO AMBIENTE?

Compartilhe:

De repente nossa Pátria Amada Brasil, está atingida em sucessivas instabilidades meteorológicas por ondas de muralhas de poeiras, vendavais, mini ciclones, temporais, granizos, ventos e raios em campos e cidades.

Eventos fortuitos desabam causando incertezas do equilíbrio de nosso meio ambiente. Junte-se efeitos da escassez de chuvas, fenômenos de escala global, consequências do El Niño e La Niña, afetando a produção de alimentos. Com falta de chuvas diminuem a capacidade de geração de energia elétrica e raciona o consumo humano.

Os danos do ‘efeito estufa’ emitem sonoro S.O.S ao redor do planeta. Não há tempo a perder com discursos vazios dos ‘Donos do Poder’. Governos mundiais, populações, a partir de cidades, tem responsabilidades em ações imediatas para minimizar destruição, danos e tragédias ocorrendo diariamente.

 

Passados 4 dias e horas da cirurgia da ‘Catarata’ a qual fui submetido, (subsidiada pelo SUS Municipal na Santa Casa de Monte Alto) afetando meu olho esquerdo, não resisto e já enxergando a tela do PC meio nublada, luz sobre o teclado e aqui estou na sequência sétima da série “Terráqueos Loucos”. (Não posso parar...). Talvez após a consulta de avaliação, na quinta-feira, (28) serei submetido aos mesmos procedimentos no olho direito. “Causas diretas de 77 veias véias”. (No mais, ainda em funcionamento).

Neste enfoque temático – MEIO AMBIENTE - esclareço que não vos estou envolvendo em enredo fantástico. Antes, porém, constato que não sou único e diferenciado entre os muitos bilhões de terráqueos loucos dentro deste planeta dubio de hospital e prisão. Encontro em um artigo a referência da existência de um outro terráqueo um pouco mais louco que eu.

Sim, rendendo minhas justas e respeitosas homenagens, falo do badalado escritor Yuval Noah Harari. Nasceu em 1976, em Israel. É doutor em história pela Universidade de Oxford e professor na Universidade Hebraica de Jerusalém. É autor do best-seller internacional “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e também de “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhãe 21 Lições para o Século 21”. Seu último lançamento é Notas sobre a Pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus”. (Artigos e entrevistas).

Tálóquey! Perguntam vocês leitores: o que mais esse mestre em história mundial, titular na ponta esquerda do meu time CRAZY TERRACIAN WRITERS tem no tudo a ver, com o afetado nível máximo de alertas do MEIO AMBIENTE desta planetinha água azul?

Respondo: Não sei! Achei legais os títulos de suas obras, sua aparição no Canal Livre da Band e enxertei aqui para vossas conclusões. (Marketing literário espontâneo e gratuito ao autor e editora). No ‘populacho’, “soquei linguiça na tripa”. Entende?

Respiro. Ergo os braços. Retorno do lampejo mental momentâneo. Galera, eis que trato e teclo sobre o seguinte. – MEIO AMBIENTE. Leio no ‘Estadão’ que enquanto nada se resolve, tomamos conhecimento do Relatório do Programa de Meio Ambiente da ONU, o qual mapeia um rápido crescimento dos casos de litigância climática no mundo. Em 2017, eram ao menos 884, em 28 países; no ano passado, 1.550 em 38 nações.

Atentem fanáticos sexológicos da série da Globoplay, ‘Verdades Secretas’. A concentração de CO2 na atmosfera bate recorde; parte da Amazônia vira emissora de gás estufa. Segundo agência da ONU, em comparação à era pré-industrial, em 1750, os níveis de dióxido de carbono são 49% maiores; partes da Floresta Amazônica já têm mais emissão que absorção de gás carbônico.

Destrambelhados, parem de culpar a Amazônia pelos atuais perigos ambientais que vem causando no Planeta! Respondam: Os demais países posam de santos e inocentes nesse funesto epílogo ambiental?

“Santa ignorância”, tal verbosa acusação! Brada o adolescente Robin lá do interior da Caverna do Morcegão Batman, em baixo da Mansão do trilionário Bruce Wayne nos arredores de Gotham City.

Assíduos leitores de HQs. Os desmandos com o - MEIO AMBIENTE - seguem desde o século XVII. A contaminação do ar já vem do passado, desde que o Homem começou a utilizar os recursos fosseis, o petróleo, o “ouro negro”.

Sim, cambada de perturbadores da ordem pública. Sim, sim, foi nos últimos 200 anos que as alterações produzidas na atmosfera e na biosfera se tornaram mais graves. A poluição atmosférica é um problema de proporções ambientais, afetando todo o planeta e os seus habitantes. Até a flatulência humana e dos animais vertebrados prejudica nossa atmosfera. Sabia? Nestes termos, vamos todos colaborar, se possível.

Pergunta dirigida ‘aos e as garimpeiras de dotes e de trouxas’ no Face book. “Qual o vosso grau de preocupação com o que aqui estamos expondo sobre os riscos dos gritos da atmosfera deste redondo (ou seria plano?) Insignificante planetinha integrante desse Cosmo indecifrável? ” Ou você é daqueles que respondem cantarolando: “Deixa a vida me levar...Vida leva eu...”

Termino indagando aos atuais gestores de negócios administrativos e de nossos destinos, sem insinuação de provocação:

“Esta urbe, Monte Alto, incrustada em solo paulista, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, tem instalado o Conselho Municipal do Meio Ambiente? Seus integrantes são indicados por pura ação política ou pelas qualificações ostentadas à comunidade nessa área? Quais os benefícios proporcionados ao nosso MEIO AMBIENTE

Encerro esta participação. Minha próxima aparição junto a vocês fieis acompanhantes neste tema proposital, - Terráqueos Loucos - terá a oitava sequência. Até, então.

 

Publicidade

Últimas colunas

Claudio Freitas
Claudio Freitas SEU REFLEXO E O MEU
SEU REFLEXO E O MEU
Jótha Marthyns
Jótha Marthyns ENQUANTO A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PASSA FOME A TELEVISÃO EXIBE PROGRAMAS DE RECEIRAS DA GASTRONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL
ENQUANTO A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PASSA FOME A TELEVISÃO EXIBE PROGRAMAS DE RECEIRAS DA GASTRONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto A PROFECIA É A HISTÓRIA NA VOZ DE DEUS
A PROFECIA É A HISTÓRIA NA VOZ DE DEUS

Últimas colunas

Claudio Freitas
Claudio Freitas SEU REFLEXO E O MEU
SEU REFLEXO E O MEU
Jótha Marthyns
Jótha Marthyns ENQUANTO A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PASSA FOME A TELEVISÃO EXIBE PROGRAMAS DE RECEIRAS DA GASTRONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL
ENQUANTO A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PASSA FOME A TELEVISÃO EXIBE PROGRAMAS DE RECEIRAS DA GASTRONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto A PROFECIA É A HISTÓRIA NA VOZ DE DEUS
A PROFECIA É A HISTÓRIA NA VOZ DE DEUS

Publicidade