Logo Portal Ternura
27/05 - IBITINGA-SP
° °
Mara de Oliveira

Mara de Oliveira

Mara Lúcia de Arruda Prado Lançone de Oliveira é Esteticista técnica há 20 anos. Formada em enfermagem há 8 anos, é pós graduada em enfer...

Peles Sensíveis


Olá,

Hoje darei continuidade ao assunto citado anteriormente;  a pele oleosa também sofre com desidratação, e essa desidratação é também um causador de outro grande problema dermatológico: as peles sensíveis.

Definição de pele sensível: é aquela que por diversas razões reage perante agentes externos ou não com hiperemia e ou calor.

Fatores desencadeantes:

-Genética, tipo peles muito claras que por conter pouco pigmento se tornam mais sensíveis.(lembrando que existem exceções, pessoas claras com grande resistência)

-Stress

-Consumo de álcool

-Comidas picantes

-Calor ou frio

-Exposição solar

-Tabagismo também por diminuir o calibre dos vasos sanguíneos.

 

Características e agravantes:

-A capa córnea ou barreira de defesa da pele está debilitada (desidratação)

-Falta coesão entre as células, portanto perde a capacidade de reter água, e assim perde o poder de defesa contra a penetração de agentes irritantes, deixando a pele vulnerável , e diminuindo a produção dos lipídios adequados como ácidos graxos ceramidas e etc.

-Menopausa: cerca de 60% das mulheres, podem desenvolver distúrbios da pele devido a diminuição de produção de alguns hormônios, condição que somada a outros fatores podem acarretar na mudança radical da pele, sendo importante relatar ao médico.

 

CONSEQUÊNCIA:

 

Essa condição se agrava gradativamente já que juntando todos os fatores como genética, stress, falta de barreira protetora e ação extrínseca ( calor, sol, vento e fatores químicos do dia a dia e alimentação), resultam em uma pele opaca sem brilho, com constantes escamações, e rubores, podendo apresentar irritações sérias, e desenvolver uma séria patologia a Rosácea.

 

Prevenção:

 

Como sempre é a melhor opção, em toda e qualquer situação, portanto conhecer a pele (seca,mista,oleosa, sensível) respeitar sua fragilidade, boa alimentação, boa hidratação (mínimo 3 Litros água/dia), barreira protetora (fatores químicos, UVA,UVB) com filtro solar, uso de produtos adequados( respeitando a característica do momento e ambiente).

Evitar alimentos condimentados, cafeinados e principalmente bebida destilada.

Antes de tomar qualquer medicação, informar ao médico sobre sua fragilidade(lembrando que seu cardiologista ou ginecologista não sabe do seu problema de pele) no entanto saberá  indicar uma medicação visando efeitos colaterais que agravem seu problema.

É importante  que antes de comprar qualquer produto por conta própria, deve se ter conhecimento de tipo de pele, lembrando que a pele tem característica que pode mudar por inúmeros fatores(clima, idade etc) ou seja oleosa na juventude e seca na fase adulta.

Peles não tem prescrição única( uma pele oleosa precisa de produtos adequados mas nem sempre de sabões e detergentes sucessivos que acabam por desvitalizar e destruir a pele.

Procure um dermatologista e ou esteticista, ambos podem dar informações de cuidados e produtos adequados para saúde de sua pele.

 

Tratamentos:

 

-Com produtos adequados, isentos de álcool, corantes e perfumes, de preferência que tenham substâncias específicas com poder  de reter água, partículas com alta capacidade de hidratação e não de engraxar a pele.

-Filtros solar físico + químico.

-Sabonetes neutros com fatores hidratantes

-Evitar peeling e ácidos quentes.

-Preferir produtos que não sejam de origem animal.

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Tabagismo na idade escolar

Tabagismo na idade escolar
Yussif Ali Mere Jr

Yussif Ali Mere Jr

Enfermagem: profissão que faz a diferença

Enfermagem: profissão que faz a diferença
Mara de Oliveira

Mara de Oliveira

Peles Sensíveis

Peles Sensíveis