Psicóloga Talita Andrade Deltorto

Psicóloga Talita Andrade Deltorto


A importância da brincadeira na vida das crianças


    Algo preocupante nos dias atuais é que as criança tem cada vez menos tempo para brincar, e é importante entender o quanto o brincar é importante na vida de uma criança. Brincar é uma forma de a criança conhecer o mundo e a realidade que a rodeia.

    È através da brincadeira que a criança observa, imita, explora, manipula, encaixa, descobre, constrói, inventa e tudo isso fica registrado em sua mente. Outro aspecto da brincadeira é que ela estimula a criatividade e ajuda a criança pensar.

    Brincar, auxilia no processo de socialização da criança permitindo a ela aprender a dividir, cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima.

    Muitos são os benefícios do brincar, na verdade são inesgotáveis e como tal se faz importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança espaço diário para não fazer nada, e é nesse espaço que surge a oportunidade de brincar.

  Pais vocês tem um papel fundamental no que diz respeito aos espaços para brincadeiras (não esqueçam seus filhos em frente a Tvs, smartiphones, tablets, celulares e vídeo- games) precisam de espaço ao ar livre, correr, explorar, ter contato com a natureza, sentir as diferentes texturas, cheiros e observar as cores. Selecionem brinquedos que estimulem o raciocínio e enriqueçam a imaginação infantil.

   Os adultos podem e devem participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento estreita os laços afetivos, sentar no chão, olhar nos olhos tudo isso faz parte de experiências enriquecedoras que ficarão guardadas em um lugar muito especial na memória de vocês! O tempo que brincam juntos ficará guardado pra sempre na mente e no coração da sua criança.

    Que vocês tenham ótimos momentos de brincadeira juntos!

                

Um abraço da psi a todos!



 

Psicóloga Talita Andrade Deltorto #Crianscendocriança
LUDOTERAPIA (Atendimento da criança e da família.)
Agendamentos: (16)99158-4014 / FACEBOOK: Psicóloga Talita Andrade Deltorto

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Pedro Nogueira

Pedro Nogueira

Justiceiro a série mais brutal do ano

Justiceiro a série mais brutal do ano
Melissa Velludo

Melissa Velludo

A mulher deve usar o ‘sobrenome’ do marido ao casar?

A mulher deve usar o ‘sobrenome’ do marido ao casar?
Claudio Freitas

Claudio Freitas

Não há como explicar !!!

Não há como explicar !!!