Logo Portal Ternura
22/01 - IBITINGA-SP
° °

Padre Anderson Cardoso celebra ultima missa em Ibitinga no dia 26

Há cinco anos o jovem sacerdote foi designado a trabalhar na cidade, onde construiu uma comunidade sólida e dedicada à igreja



Foto: Divulgação

 

Por Daniela Branco

O jovem Anderson Cardoso, natural de Jau (SP), levava uma vida normal como a maioria dos jovens daquela cidade, quando foi tocado vocacionalmente num encontro de jovens promovido pela igreja católica,  que o levou a tomar a decisão no ingresso à vida sacerdotal. Após todas as etapas vividas neste ' mergulho vocacional ', Anderson foi ordenado a padre e designado a trabalhar, como sua primeira  missão na cidade do Bordado, Ibitinga,  há 80 km de sua terra natal.

Seu desafio como diretor espiritual da recém criada Paróquia de São Pedro e São Cristóvão  era arrebanhar o povo, crescer a pequena comunidade na igreja da Vila Izolina, que até então realizava pequenas atividades e era um braço da tradicional Paróquia de Santa Tereza D' Ávila.

Assumindo a comunidade em meados de fevereiro de 2015, Cardoso passou a exercer um papel importante e construir uma programação diferenciada de trabalho. Celebrando a "Missa das Bênçãos " , acolheu ao longo dos tempos  milhares de pessoas que na Fé Cristã buscavam a Palavra através de uma celebração com intenso Poder de Deus, que estendeu sua presença em diversos pontos do país,  celebrando inclusive, missas fora do Brasil.  Na presença e amizade de cantores católicos, o jovem padre diferenciou as atividades religiosas,  promoveu quermesses e festas, elegeu pastorais  e estruturou seu Ministério,  tornando hoje uma das maiores comunidades  da cidade em meio às cinco paróquias existentes em Ibitinga.

E o padre não parou por aí.  Descobrindo a comunicação como talento essencial na vocação e na paixão pelo Cristo, tornou-se apresentador de programa católico na TV Século 21, da 'Hora da Ave Maria' na radio Ternura FM 99,3, além de diversas ooutras participações, ganhando o carinho de todos.

Construiu um amplo centro catequético, reformou a igreja, reavivou a comunidade do Distrito de Cambaratiba e até criou um movimento em prol de ajuda às pessoas com dependência química.

Certamente aos olhos dos homens e aos olhos do bom *Deus, Anderson transformou o cotidiano de muita gente, fazendo com que o bispo diocesano,  Dom Paulo Cesar Costa, determinasse seu ingresso numa nova missão: retornar para sua terra natal e cuidar, administrar a comunidade de Nossa Senhora de Fatima, no qual assumirá no próximo dia 5 de fevereiro.

Notoriamente, uma mudança  que entristeceu seus paroquianos,  amigos, entre outros. Contudo, de acordo com as próprias palavras de Anderson: " Vamos obedecer ao chamado do Senhor", e assim, Padre Anderson  se despede de todos no próximo dia 26 de Janeiro, às 19 horas, celebrando sua última missa.

"As amizades que conquistei aqui são para sempre. Jamais me esquecerei deste período que permaneci entre essa gente dedicada e amada!" - afirma Anderson ao Portal Ternura de Noticias.

Em uma das manifestações de respeito e amor pelo trabalho do padre, uma mensagem foi recebida por ele numa rede social, que resume sua dedicação à comunidade ibitinguense:

" Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porém quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-los, pois faz parte dos desígnios de DEUS.

Durante quase seis anos tivemos a graça da presença do Padre Anderson Cardoso em nosso meio. 

E somos profundamente agradecidos por isso.  

Padre Anderson, liderou e participou conosco em várias realizações da nossa paróquia, tais como: REAVIVA IBITINGA, o Poderoso Cerco de Jericó, Quaresma de São Miguel Arcanjo, Maria passa a Frente,  Construções, reformas e ampliações, a criação do APP da nossa paróquia, e tantas outras realizações, que foram grandes conquistas e motivo de alegria e júbilo para todos nós.

Juntos realizamos inúmeras festas comemorativas dos padroeiros das comunidades da nossa paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os componentes da paróquia. Além disso estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.

Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém estas não foram suas maiores conquistas.

Padre Anderson, foi durante pouco mais de cinco anos nosso pastor que tanto amou e se dedicou a suas ovelhinhas, e de uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico, nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar  e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, encorajando-nos para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.

Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia e da vida sacramental. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e a nossa última missa. 

E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou, várias ovelhinhas que andavam dispersas e longe da Igreja.

Sua maneira de ser e agir, como um menino, aproximou as pessoas e nos fez sentirmos como uma FAMÍLIA.

Padre Anderson, Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta Paróquia São Pedro que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz, conforto e esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.

Padre Anderson, esta foi a sua mais importante realização: Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade/família cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. 

Tenha a certeza da missão cumprida.

Querido padre Anderson, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses quase seis anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande Família paroquial é porque por trás esteve um grande pároco.

Não diremos adeus, mas até breve, Padre Anderson. 

Deus o abençoe nesta nova missão. 

E suas ovelhinhas sempre estarão rezando e torcendo pelo seu sucesso.

(Autoria: uma ovelhinha em nome do rebanho).

Até breve Padre Anderson Cardoso!

 

MISSA DE DESPEDIDA 

  • Dia: 26 de Janeiro 2020
  • Horário: 19 horas
  • Local: Paróquia de São Pedro e São Cristóvão 

Comentários (2)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Generosa Ge - há 1 semana atrás

Tudo se renova só podemos nos apegar a Deus nosso pai e nossa maezinha

Valdir Barbosa - há 1 semana atrás

vamos sentir falta,ele faz diferença aonde passa

Ibitinga

mais notícias

Jantar Dançante está marcado para o dia 1º de fevereiro
há 18 horas atrás

Jantar Dançante está marcado para o dia 1º de fevereiro

Jantar Dançante está marcado para o dia 1º de fevereiro
Campanha de doação de sangue acontece no dia 23 de janeiro
há 18 horas atrás

Campanha de doação de sangue acontece no dia 23 de janeiro

Campanha de doação de sangue acontece no dia 23 de janeiro
Acidente de trânsito sem vítimas é registrado no Parque Industrial.
há 19 horas atrás

Acidente de trânsito sem vítimas é registrado no Parque Industrial.

Acidente de trânsito sem vítimas é registrado no Parque Industrial.
Furto é registrado no Jardim Rancho Alegre, em Ibitinga
há 19 horas atrás

Furto é registrado no Jardim Rancho Alegre, em Ibitinga

Furto é registrado no Jardim Rancho Alegre, em Ibitinga
Jardim Taquaral e Nações Unidas recebem recapeamento asfáltico
há 19 horas atrás

Jardim Taquaral e Nações Unidas recebem recapeamento asfáltico

Jardim Taquaral e Nações Unidas recebem recapeamento asfáltico