Logo Portal Ternura
19/09 - IBITINGA-SP
° °

Por que Avenida Japão? E por que Avenida Jornalista Roque de Rosa?

Entenda polêmica envolvendo homenagem ao jornalista Roque de Rosa.


Por Robson de Rosa

Muitos não sabem, mas um dos trabalhos do jornalista e radialista Roque de Rosa foi a construção comercial da Avenida Japão em Ibitinga (SP), atualmente uma das principais vias comercias da cidade. 

Numa estreita amizade com o empreendedor Clóvis Cicotti, Roque de Rosa iniciou este  desafio para o crescimento do município.

Entre as décadas de 1970/1980, a Avenida Japão era prioritariamente uma rua residencial. Naquela época, a via de 'saída' para a cidade de Itápolis era muito simples, de pista única, e salvo a falha memória, era de chão, de terra. Para entender a geografia da época, na esquina do  Excelente Auto Posto, onde atualmente sedia a Master Veículos, existia um cortiço denominado "dorme em pé", com dezenas de famílias em estado de extrema pobreza.

Mas como de praxe, o visionário Roque de Rosa vislumbrava a Avenida Japão como potencialmente uma das futuras e principais ruas comerciais da cidade.

Iniciou então um trabalho de 'formiguinha', de forma bem pessoal, e um intenso trabalho através da Rádio Ibitinga AM em persuadir, convencer, encantar o pensamento dos Ibitinguenses, de que a Avenida Japão, na qual pouco ou nenhuma representatividade comercial tinha, era um corredor de trafego que no futuro seria um local privilegiado para o comércio da cidade.


Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura

Na época um dos poucos estabelecimentos comerciais que existia na cidade era a agência Ford, do então amigo Clóvis Cicotti. Mais à frente nesta via, a antiga Casa Ferro, de Renan Ferro, que veio para Ibitinga, tendo um de seus entusiastas o próprio saudoso Roque de Rosa.

O tempo passava rápido e Roque de Rosa não parava: convenceu o empresário Archimedes, da Archimedes Auto Peças, de montar ali, na Avenida Japão, a sua empresa. Depois convenceu o senhor Francisco, das Casas Real, que também , porque ali estaria o futuro de Ibitinga. Convenceu também o seu Jozias do Comercial Confiança.  E vieram mais empreendedores, Rondes Cardoso também investiu na Avenida Japão. E aos poucos foi se tornando o que ela é hoje.

Roque de Rosa sempre contava essa história de evolução da Avenida Japão e do seu mérito em convencer os comerciantes a apostarem ali.

ADESÃO DOS PROPRIETÁRIOS

Uma lei criada em outubro de 2001, pelo então vereador professor Chico Chagas, estabelece que para se alterar o nome de uma rua, 80% dos proprietários de terrenos devem dar anuência a alteração.

Vários contatos já foram realizados com dezenas de proprietários, que até agora mostraram disposição a em concordância com a alteração, se prontificando a assinar a anuência. Alguns ainda dizem, como exemplo o depoimento do empresário Senhor Francisco, da Casas Real: "essa alteração vai valorizar ainda mais a avenida e seus pontos comerciais devido a importância de Roque de Rosa para a cidade."

A avenida Japão é de curta extensão, onde muitos possuem mais de um imóvel, e não será difícil colher as assinaturas.

Robson de Rosa lembra ainda que em nada vai impactar a vida dos proprietários e da população. Assim como ocorreu com a mudança do CEP em toda a cidade, será feita também neste caso.

MUDANÇA DE NOME DE RUA - INÚMERAS REALIZADAS

Embora parece novidade para muitos, mudar o nome de rua já aconteceu em várias ocasiões.  Antes de ser denominada Rua Capitão Felício Racy,  esta via de Ibitinga se chamava Rua Dos Aimorés.  A Rua Domingos Robert, ainda como exemplo, chamava-se 'Rua Esperança'. A própria Avenida Ivanil Franceschini tinha outro nome e por curiosidade recebeu o nome de seu projetista graças a indicação de Roque de Rosa. Outro caso é a Avenida Victor Maida que corta todo o centro da cidade, e quando recebeu o nome do Deputado e Prefeito Victor Maida, era rodeada de residências e estabelecimentos comerciais em sua extensão. Victor Maida faleceu em 1977 e só tempos depois a avenida recebeu o seu nome como forma de homenagear.

Daí a escolha da família De Rosa, no pedido realizado junto à municipalidade, na elaboração e tramitação de Projeto de Lei, para a possível mudança de nome da Avenida Japão para Avenida Jornalista Roque de Rosa. E pronto: é acreditar que lutar em prol de uma homenagem póstuma, mais do que justa, vale a pena. Lutar por Roque de Rosa é imensuravelmente gratificante. O pai, amigo, profissional, o visionário. Conheça Roque de Rosa: Biografia

 


Comentários (6)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Pablito Sousa - há 1 mês atrás

Hola torço muito por essa homenagem, mais que merecida.E na minha humilde opinião digo que o Sr Roque de Rosa merece inúmeras homenagem por tudo que fez. Abrazoss Pablito

Márcia Cristina - há 1 mês atrás

Deveriam terminar o teatro e colocar o nome dele ,uma construção parada a tanto tempo ela será uma grande. Homenagem à ele e crescimento para nossa cidade com a vinda de muitos artistas

Indignado 69 - há 1 mês atrás

Vamos fazer o seguinte: toda criança que for registrada nesta cidade a partir de hoje, terá de incorporar o nome "DE ROSA", o que acham?

Indignado 69 - há 1 mês atrás

NÃO CONCORDO, E PRONTO!!!!!!

Gervalino Tiburcio - há 1 mês atrás

Outra homenagem que poderiam fazer é mudar o nome do "Complexo Centro Paulista de Rádio" (CCPR) para "Complexo Jornalista Roque de Rosa de Rádio" (CJRRR). Uma homenagem que está ao alcance da família. A mudança do nome da Avenida Japão também é uma grande e merecida homenagem ao respeitado Roque de Rosa e deve ter apoio da população.

Joao Carlos - há 1 mês atrás

Creio que Ibitinga ficará muito feliz com esta homenagem pois o Sr Roque ( in memorian ) é merecedor e fez muito pela cidade!!!!

Ibitinga

mais notícias

Pega e paga: entenda a polêmica envolvendo o vale refeição dos servidores de Ibitinga
há 14 minutos atrás

Pega e paga: entenda a polêmica envolvendo o vale refeição dos servidores de Ibitinga

Pega e paga: entenda a polêmica envolvendo o vale refeição dos servidores de Ibitinga
CIEI organiza Festa da Primavera nesta sexta
há 4 horas atrás

CIEI organiza Festa da Primavera nesta sexta

CIEI organiza Festa da Primavera nesta sexta
Mais um caso de sarampo confirmado em Ibitinga
há 5 horas atrás

Mais um caso de sarampo confirmado em Ibitinga

Mais um caso de sarampo confirmado em Ibitinga
Cardiologista de Ibitinga faz atendimento para crianças em situação de vulnerabilidade
há 6 horas atrás

Cardiologista de Ibitinga faz atendimento para crianças em situação de vulnerabilidade

Cardiologista de Ibitinga faz atendimento para crianças em situação de vulnerabilidade
Mulher discute com marido e é agredida em Ibitinga
há 9 horas atrás

Mulher discute com marido e é agredida em Ibitinga

Mulher discute com marido e é agredida em Ibitinga