Logo Portal Ternura
21/10 - IBITINGA-SP
° °

'Empurrãozinho': Facebook faz as pessoas doarem mais à caridade



Fonte: A Embrapa

 

Uma das ideias mais conhecidas da economia comportamental é o “empurrãozinho” (“nudge” na expressão original, em inglês). Com o incentivo certo – ou um empurrão na direção certa –, dizem economistas como Richard Thaler, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2017, somos ajudados a agir de maneira correta..

Alguns podem ver nisso forma de paternalismo, mas não só ninguém é obrigado a seguir o “empurrão”, ainda há o direito de se agir diferente, como o conceito tem demonstrado efeitos positivos. É o caso de um estudo recente do Facebook.

Desde 2016 a rede social e Fundação Bill & Melinda Gates realizam juntas na plataforma o Giving Tuesday (Terça da Doação), um dia nacional de doações para a caridade nos Estados Unidos e na Inglaterra. No ano passado, um experimento social foi adotado para aumentar o total arrecadado.

Antes do 28 de novembro de 2017, data do Giving Tuesday, a fundação e o Facebook anunciaram a doação de US$ 2 milhões a organizações de caridade que quisessem arrecadar através da plataforma.

O Facebook se envolveu compartilhando a hashtag #GivingTuesday em anúncios e também na timeline, além de oferecer recursos como um botão de doações. Mas o gesto mais poderoso foi encorajar os usuários a também criarem seus próprios grupos e páginas de arrecadação.

No livro “Nudge”, Richard Thaler e Cass Sunstein explicam que “empurrõezinhos” têm o poder de nos tornar mais pró sociais. Era a ideia do Facebook e da Fundação: os US$ 2 milhões anunciados deveriam servir de estímulo para mais doações. Ou seja, a iniciativa tinha o objetivo de estimular os usuários a fazerem a coisa certa.

Em setembro, a empresa de Mark Zuckerberg divulgou os resultados: 473 mil pessoas doaram US$ 45 milhões a 47 mil organizações no dia do evento. Entre elas, quase oito em cada dez doaram dinheiro pela primeira vez.

No ano anterior, a campanha havia levado a US$ 6,8 milhões em doações via Facebook. Os números de 2017 ilustram o poder das redes sociais de mobilizar para a caridade. Isso ainda é mais válido para as pequenas entidades, que não têm acesso a grandes recursos para realizar campanhas de doação. E mais ainda para iniciativas pessoais.

Juntos, os arrecadadores individuais levantaram US$ 31 milhões enquanto as organizações que criaram seus próprios botões de doação levantaram outros US$ 12 milhões. Somado aos US$ 2 milhões doados pela Facebook e a Fundação Bill & Melinda Gates, o valor equivale a quase 15% de toda a arrecadação (US$ 301 milhões) do Giving Tuesday.

Os doadores, por sua vez, eram basicamente parentes e amigos das pessoas envolvidas na arrecadação, mas nunca tinham se envolvido em filantropia antes. E 20% ou uma em cada cinco pessoas seguiram doando nos meses seguintes.

Com 2 bilhões de usuários, o Facebook não apenas é uma plataforma capaz de conectar o mundo, mas também de alavancar vendas de produtos e serviços. E, como mostra o projeto, pode fazer o mesmo pela caridade.

Fonte: G1


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Nacional e Internacional

mais notícias

Google vai cobrar até US$ 40 para incluir Play Store e outros apps no Android em países da UE
há 5 horas atrás

Google vai cobrar até US$ 40 para incluir Play Store e outros apps no Android em países da UE

Google vai cobrar até US$ 40 para incluir Play Store e outros apps no Android em países da UE
Trump diz não estar satisfeito com explicação saudita sobre morte de Khashoggi
há 5 horas atrás

Trump diz não estar satisfeito com explicação saudita sobre morte de Khashoggi

Trump diz não estar satisfeito com explicação saudita sobre morte de Khashoggi
Celulares migram para horário de verão na data errada; saiba reverter
há 6 horas atrás

Celulares migram para horário de verão na data errada; saiba reverter

Celulares migram para horário de verão na data errada; saiba reverter
Crânio do fóssil Luzia é recuperado dos escombros do Museu Nacional
há 6 horas atrás

Crânio do fóssil Luzia é recuperado dos escombros do Museu Nacional

Crânio do fóssil Luzia é recuperado dos escombros do Museu Nacional
Mega-Sena, concurso 2.089: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 18 milhões
há 6 horas atrás

Mega-Sena, concurso 2.089: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 18 milhões

Mega-Sena, concurso 2.089: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 18 milhões