Logo Portal Ternura
14/08 - IBITINGA-SP
° °

Procon multa Enel em R$ 10,2 milhões por problemas em contas de luz

Órgão recebeu mais de 21 mil queixas em pouco mais de um mês.



Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 

O Procon de São Paulo multou em R$ 10,2 milhões a concessionária de energia Enel. O órgão de defesa do consumidor recebeu de 1 de junho a 7 de julho mais de 21 mil queixas sobre os valores elevados das contas de luz. De março a maio a distribuidora deixou de fazer a leitura de consumo de forma presencial, devido a situação de calamidade pública, e fez as cobranças a partir da média dos meses anteriores.

Esse método, segundo o Procon “gerou faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores”. Além disso, o órgão destaca que para conseguir o parcelamento das contas sob questionamento e evitar a suspensão dos serviços, os solicitantes precisaram fazer uma “confissão de dívida”, prática considerada abusiva.

Assim, levando em consideração o tamanho da empresa, a gravidade dos problemas e as vantagens que a concessionária obteve ao agir dessa maneira, o Procon aplicou a multa. A companhia pode recorrer em processo administrativo da sanção.

Leituras presenciais

A Enel, disse por nota, que vai analisar o conteúdo da penalidade e adotará “as medidas cabíveis”. A empresa disse ainda que estabeleceu uma força tarefa junto com o Procon para responder rapidamente as reclamações. “Em todas que já foram avaliadas até o momento, não houve constatação de erro no processo de faturamento e cobrança da distribuidora”, afirma a concessionária.

A empresa informa que, em junho, retomou a leitura presencial em 80% do medidores e que em julho toda a leitura será feita de forma presencial. As diferenças entre as médias usadas para a cobrança nos últimos meses e o consumo real serão lançadas nas próximas contas de luz. “Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes”, enfatiza o comunicado.

Parcelamento

As contas podem ainda ser parceladas em 10 vezes sem juros ou em 12 vezes no cartão de crédito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação ou o Aplicativo. A central de atendimento pode ser contatada pelo telefone 0800 72 72 120.

 

Fonte: Agência Brasil


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Nacional e Internacional

mais notícias

Paulo Guedes anuncia novos secretários especiais
há 12 minutos atrás

Paulo Guedes anuncia novos secretários especiais

Paulo Guedes anuncia novos secretários especiais
há 14 minutos atrás

Trump diz que não vetará projeto de ajuda do coronavírus

Trump diz que não vetará projeto de ajuda do coronavírus
Incêndio florestal na Califórnia força moradores a deixarem suas casas
há 16 minutos atrás

Incêndio florestal na Califórnia força moradores a deixarem suas casas

Incêndio florestal na Califórnia força moradores a deixarem suas casas
São Paulo ajusta números e tem 26,3 mil mortes por coronavírus
há 18 minutos atrás

São Paulo ajusta números e tem 26,3 mil mortes por coronavírus

São Paulo ajusta números e tem 26,3 mil mortes por coronavírus
OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar
há 22 minutos atrás

OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar

OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar