Hemonúcleo de Araraquara precisa de doadores de plasma sanguíneo que já tiveram Covid-19
Doação será utilizada para reforçar o tratamento de quem está enfrentando a doença, já que o componente tem anticorpos; veja como doar.
O Hemonúcleo de Araraquara (SP), em parceria com o Butantã e a Universidade de São Paulo (Unesp), está precisando de doadores de plasma sanguíneo que já tiveram a Covid-19 e estão curados há mais de um mês.
A cidade vive uma crise hospitalar com aumento de casos, internações e mortes. A variante brasileira do novo coronavírus pode ter relação com a alta, segundo a prefeitura. O município soma 15.085 casos, sendo 225 mortes. A taxa de ocupação de UTIs está 91%.
Tratamento experimental
O objetivo da doação é utilizar o plasma sanguíneo para reforçar o tratamento experimental de quem está enfrentando a doença no momento.
Quem já está curado há 30 dias tem o nível de anticorpos que é capaz de diminuir a carga viral de quem pegou a doença recentemente.
“Esse anticorpo vai agredir e diminuir a carga viral. Ao diminuir a carga viral, diminui as reações inflamatórias posteriores. Isso gera um benefício para o paciente que pegou a doença”, explicou o médico responsável pelo Hemonúcleo, Reinaldo Bonfá.
A técnica já vem sendo utilizada em vários países, como os Estados Unidos e o Reino Unido. No Brasil, o Rio de Janeiro é pioneiro no tratamento, que também já é usado em Manaus. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirma que a eficácia ainda não é comprovada.
Como doar?
A doação do plasma é igual a uma doação normal, com o pré-requisito de ter se curado há, no mínimo, um mês da Covid-19, se enquadrando, também, casos de contaminação mais antigos.
A pessoa interessada precisa fazer agendamento pelo telefone (16) 3301-6102, que também é WhatsApp. Além disso, é obrigatório manter o distanciamento social, usar máscara de proteção facial e álcool em gel durante a doação.
Já a pessoa que irá receber a transfusão precisa, necessariamente, estar no início da contaminação, até o 5º dia sintoma, mas sendo ideal o 3º e 4º dia, para a diminuição da carga viral ter uma melhor resposta.
Fonte: G1
Comentários (0)
Escreva seu cometário...