Logo Portal Ternura
24/09 - IBITINGA-SP
° °

Hospital comemorou seus 30 anos em noite de homenagens



(Foto: Studio Lua)

 

Uma noite de reconhecimento e repleta de emoção marcou o encerramento do mês de comemorações pelos 30 anos de Inauguração do Hospital São Sebastião de Borborema (HSSB). Em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Borborema, a Direção do hospital homenageou funcionários e médicos com 30 anos de dedicação pela vida, além de médicas que exerceram trabalho voluntário e cidadãos que colaboraram com a edificação das instalações do hospital. A Solenidade contou ainda com a presença de vereadores, do secretário municipal da Saúde Moacir Bertolo, do deputado estadual Chico Sardelli, da assessora do deputado estadual Welson Gasparini, a senhora Márcia Aparecida Zucchi Libanore e do prefeito municipal Adilson Brumati, de Pongai (SP).

A mesa de honra estava composta pelo presidente da Câmara Municipal Marcos Antônio Rodrigues, pela vice-prefeita Sheila Maria Gonçalves de Oliveira, pelo prefeito municipal Vladimir Antônio Adabo, pelo supervisor financeiro do hospital Edson Omekita, pelo presidente do conselho administrativo do HSSB Guilherme Benvindo de Camargo, pelo vice-provedor do hospital padre Walterlei Anderson de Sá e pelo provedor do hospital José Luiz Rasqueri.


(Foto: Studio Lua)

 

Ao todo, foram 08 funcionários, 08 médicos e 02 borboremenses reconhecidos. O provedor José Luiz Rasqueri abriu a cerimônia, agradecendo a presença de todos e pelo trabalho desenvolvido no hospital por todos os homenageados. “Este reconhecimento é para vocês que se importam e fazem a diferença na nossa entidade, gostaria de parabenizar a todos pelo exemplo e dedicação de vocês”. O vice-provedor Pe. Walterlei, também fez uso da palavra. “É uma honra comemorarmos 30 anos de história, momento de lembrar-se de todos aqueles que contribuíram e contribuem com o Hospital São Sebastião”, destacou.

Padre Walterlei também se lembrou das equipes da Barraca do Pastel e da Turma do Bem, que se dedicam e trabalham pela entidade, não importando o dia ou a hora. E falou que celebrar um jubileu é relembrarmos as vitórias e termos esperanças de novas conquistas. O prefeito Vladimir ao fazer uso da palavra lembrou-se dos recursos conquistados através de emendas e do repasse realizado pela prefeitura a entidade. Já o diretor financeiro parabenizou toda a equipe e funcionários, disse estar orgulhoso de fazer parte da história da entidade e pedindo a licença aos outros homenageados, dirigiu algumas palavras ao funcionário Lucimar Aparecido da Silva.

Os funcionários homenageados foram Claudenir Vieira da Silva (admitido em 02/08/1988), homenageado pela senhora Antônia de Oliveira Viu, que representou o provedor Emilio Viu Serrano (1983 a 1988); Izilda Aparecida dos Santos (admitida em 08/06/1988), homenageada pelo Provedor José Scaramuzza Neto (2004 a 2008 e 2014); Leonice Aparecida Bueno (admitida em 01/07/1988), homenageado pelo presidente do Conselho Administrativo Guilherme Benvindo de Camargo, representando o provedor Eliseu de Paula Baptista (2012 a 2013); Lucimar Aparecido da Silva (admitido em 26/08/1988), homenageado pela fundadora do Laboratório São Sebastião, a Drª Edenir Eloisa Ferrari Longhini, que representou o provedor Gilmar Presotto (de janeiro a setembro de 2016); Maria Clarete Cotrim Ferreira (admitida em 08/06/1988), homenageada pelo provedor José Luiz Rasqueri (2016 a 2018); Margarida das Graças Mossochini Bellini (admitida em 04/10/1988), homenageada pela vice-prefeita Sheila Maria Gonçalves de Oliveira; Mariselda Aparecida Magri Vergaças (admitida em 08/06/1988), homenageada pelo prefeito municipal Vladimir Antônio Adabo; Vandalice Bertoche (admitida em 08/06/1988), homenageada pelo vice-provedor e pároco Walterlei Anderson de Sá.


(Foto: Studio Lua)

 

Médicos que fazem parte do corpo clínico da entidade também receberam justa homenagem, sendo eles Drº Darci Longhini, homenageado pela senhora Sumaya Pegorin e pelo senhor Júlio Luiz Pegorin Neto, representando o provedor Júlio Benedito César Pegorin (1988 a 1991 e 1992); Drº Fernando César de Jesus, homenageado pelo senhor Paulo César Trolezi, representando o provedor Wilmo Trolezi (1992 a 1994); Drº Flávio Montera, homenageado pelo secretário municipal da Saúde Moacir Bertolo, representando o provedor Vanderlei Aparecido Guerra (1994 a 1997 e 2008 a 2012); Drº Ivan Matheus de Andrade Aukar, homenageado pelo provedor Wilton Roberto Pizzi Bertolo (2000 a 2002 e 2013 a 2014); Drº Ivan Sérgio Cânfora, homenageado pelo provedor Jorge Feres Junior (2002 a 2004) e o Drº João José Frigério, homenageado pelo provedor Nivaldo Natal Lorenzetto (2015).

Por terem voluntariamente, atendido de forma gratuita nos primeiros anos de funcionamento do hospital, foram honradas a Drª Maria Paula Torres, homenageada pelo supervisor financeiro do hospital, Edson Omekita e a Drª Márcia Rodrigues Garbin Pereira, homenageada pelo presidente da Câmara Municipal Marcos Antônio Rodrigues. E por terem colaborado com a construção e implantação do Hospital São Sebastião, os netos do senhor Herculano Isaias Franco (In Memoriam), Drº Benedito César Franco e Drª Lilian Franco Tagliatella Trolesi, o representaram durante o ato, recebendo a homenagem das mãos do provedor Newton Valentim de Rizzo (1997 a 2000). Já o senhor José Carlos Biasotto, por motivos de saúde não pode se fazer presente, devendo ter sua homenagem entregue em momento oportuno.

Após as homenagens a palavra foi aberta aos homenageados, onde a Drª Maria Paula fez questão de através da homenagem recebida por ela, homenagear a todos os médicos que passaram pelo município, destacando o Drº Pedro Luiz Bocca, patrono do Pronto Socorro Municipal e dos farmacêuticos que segundo ela, deram o sangue pela saúde de Borborema.

O Drº Ivan Sérgio em sua oratória lembro que há 43 anos, reside em nosso município, sendo 30 anos dedicado ao nosso hospital. “O que vou agradecer agora é por estar sendo homenageado em vida, pois a maioria das homenagens é após a morte. E preciso agradecer a toda à diretoria na pessoa do meu amigo e irmão Zezinho, por me dar o prazer e a virtude de estar presente hoje aqui”, agradeceu Drº Ivan.

Em seguida Drº Darci afirmou que nosso hospital está muito além de quando começou. “Esperança é a gente olhar para frente, esta na hora da diretoria e vereadores unirem forças para que mais médicos morem em Borborema, que médicos jovens morem aqui. Eu faço um convite desafio, para que se unam forças para que venham mais médicos para cá, porque eu penso que é fundamental que reforcemos nossas colunas para que esse sonho continue, para que os filhos de Borborema nasçam aqui”.

Já o Drº Fernando se lembrou de que quando chegou há Borborema, fazia de seu consultório um pronto socorro. “Naquele tempo tínhamos uma população rural bastante significativa, e eu fazia bastante atendimento em casas. Agradeço muito ao Vanderlei Guerra e ao senhor José Soares, que foram farmacêuticos que muito me ajudaram nos atendimentos, me ajudaram a salvar vidas”, relembrou.

A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Chico Sardelli, que saudou a mesa de honra, provedores e autoridades, em seguida parabenizou a todos pelos 30 anos do Hospital São Sebastião e lembrou que durante o seu mandato, teve o prazer de enviar emendas de recursos para custei e para aquisição de materiais para o hospital, mas que isso não era uma prestação de contas e sim uma obrigação. “A obrigação é nossa, do homem público é de poder estar a serviço da comunidade”, afirmou o deputado.

O deputado estadual Welson Gasparini, que recentemente destinou recurso de R$ 55 mil reais ao hospital, também enviou uma mensagem de felicitação. “É com muita alegria e satisfação que parabenizo o Hospital São Sebastião, de Borborema, pelos seus 30 anos de inauguração. Ressalto aqui a importância dos colaboradores do hospital, provedores, médicos, enfermeiros e atendentes que, com muita união, realizam um trabalho excelente fazendo com que o hospital cresça e seja referência de atendimento e carinho para com os seus pacientes. Mais uma vez parabéns a todos e contem comigo”.

Após o uso da palavra pelas autoridades, uma singela homenagem foi realizada aos funcionários aposentados, tendo o nome de cada um deles anunciado como membros da história institucional da entidade. Em seguida o provedor José Luiz encerrou a solenidade.

Após o ato na Câmara Municipal, diretoria, equipes do Pastel e Turma do Bem, autoridades e homenageados se confraternizaram na Pizzaria Pantanal, ao som de Júlio Carvalho e Banda.

A direção do Hospital São Sebastião de Borborema agradece a todos que participaram desta noite de emoções e recordações, e em especial a Câmara Municipal, a BM Embalagens, a Pizzaria Pantanal, a Márcio Hortense, a Lucimara Decorações, as sorveterias Palácio dos Sorvetes e Sonho de Verão, a Borbotur Turismo e a Júlio Carvalho e Banda por terem colaborado para a realização das comemorações dos 30 anos do Hospital São Sebastião.

 

Por José Commandini Neto
Jornalista Profissional

Fotos


Comentários (2)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Micheli Oliveira - há 2 meses atrás

Se eu fosse vocês,eu teria vergonha de comemorar por algo que bem dizer está abandonado
Roupas das macas sujas ,equipamentos enferrujado ,aparelhos pelo chão ,tanto os médicos quanto os funcionários é um despreparo tremendo
E aí Sr prefeito de Borborema, até quando vamos ficar nessa situação?
O senhor acha que nós moradores de Borborema,não merecemos ter um hospital digno ?
Obrigada

Sérgio Barbosa - há 2 meses atrás

Em 30 de junho passei aí, tirei uma foto da fachada do hospital. Oportunidade de recordar a convivência na sua construção, de pessoas como Jacy Pinheiro, Emilio Viu Serrano, Padre Chiquinho, José Carlos Biazoto, Herculano Isaias Franco, Dr. Ivan Cânfora, Pérsio Tagliatella e muitos, muitos outros. Pouca gente irá se lembrar, mas todo início da construção foi feita por um pedreiro, sem ajudante e caso a memória não falhe o nome era Sr. Carlos. Também, a ajuda proporcionada pelo Sr. Benedito, na época o Superintendente da Globo Bauru, que ajudou-nos a diminuir as desconfianças, já que tratava-se de promessa política que remontava os anos 40.

Regional

mais notícias

Após furto, ladrão leva até as chaves da residência
há 19 minutos atrás

Após furto, ladrão leva até as chaves da residência

Após furto, ladrão leva até as chaves da residência
Após sequestrar filhos, pai e crianças são encontrados mortos em matagal no interior de SP
há 39 minutos atrás

Após sequestrar filhos, pai e crianças são encontrados mortos em matagal no interior de SP

Após sequestrar filhos, pai e crianças são encontrados mortos em matagal no interior de SP
Mulher perde R$ 2 mil em golpe por telefone em Araraquara
há 1 hora atrás

Mulher perde R$ 2 mil em golpe por telefone em Araraquara

Mulher perde R$ 2 mil em golpe por telefone em Araraquara
Homem morre e mulher fica gravemente ferida em acidente na SP-215 em São Carlos
há 1 hora atrás

Homem morre e mulher fica gravemente ferida em acidente na SP-215 em São Carlos

Homem morre e mulher fica gravemente ferida em acidente na SP-215 em São Carlos
Morre homem que foi esfaqueado pelo ex da amiga no Parque Infantil em Araraquara
há 1 hora atrás

Morre homem que foi esfaqueado pelo ex da amiga no Parque Infantil em Araraquara

Morre homem que foi esfaqueado pelo ex da amiga no Parque Infantil em Araraquara